Ser inteligente não tem relação apenas com o conhecimentosobre vários assuntos, vai muito além disso. Pessoas inteligentes geralmentetendem a reconhecer quem são e buscam aprender cada vez mais, cultivando assima inteligência emocional, social, entre outros níveis de inteligência. Nessecenário, existem algumas atitudes que geralmente elas não tomam. Confira abaixo20 coisas que pessoas inteligentes não fazem: Não se consideram melhores Criticar constantemente as pessoas ao redor não é algo queas pessoas inteligentes fazem, pois buscam tirar o melhor de cada situação,aprendendo e absorvendo o que for possível, sem se achar superiores aos outros.Esse tópico não está ligado apenas a inteligência social, como também aemocional, pois a autoconfiança é fundamental nesse cenário. Valorizam sua voz Não adianta ser inteligente e na hora de falar, depreciarquem realmente é, afinal, é como se uma desarmonia fosse criada.
Pessoasinteligentes tendem a não só saber ouvir, como falar também, sendo assertivas eclaras, sem atropelar os outros, escutando e participando de uma conversa deforma adequada. Não fogem dos desafios É interessante observar que pessoas inteligentes buscamsempre aprender e gostam de aproveitar as novas oportunidades, por essa razãoque geralmente não fogem dos desafios. No entanto, é importante analisar queelas analisam bem os desafios a serem enfrentados. Elas não remoem o passado Claramente, todos possuem algum ou vários momentos foramdifíceis de enfrentar, porém, pessoas inteligentes, especialmente no sentidoemocional, não ficam remoendo o que aconteceu, tentam aprender com o ocorridopara estabelecer um presente utilizando também essa base de conhecimento. Não contam apenas com a sorte As pessoas inteligentes podem até acreditar na sorte, masnão confiam suas ações apenas nela, pois buscam, principalmente, se preparar eir atrás do que almejam, reunindo o que precisam para este objetivo. Não tendem a depender dos outros Naturalmente, contar com alguém é algo comum na vida daspessoas e não tem nada de errado em ter em quem confiar. No entanto, dependerfortemente de alguém, pode ser perigoso e ser propenso ao comodismo.
Você podeusar a sua inteligência e seguir seu caminho, sem deixar que outra pessoa sejaa protagonista de sua vida. Não deixam o autoconhecimento de lado Pessoas inteligentes reconhecem a sua voz interior e prestamatenção aos seus pensamentos, afinal, o estado da sua mente possui influênciaem suas ações. Pessoas inteligentes sabem disso e buscam entender o que sentem,pensam, além de conhecer suas fraquezas e forças. Não deixam o orgulho vencer O orgulho pode ser um grande inimigo e as pessoasinteligentes sabem disso, por essa razão que elas não permitem que ele vença ecomprometam seu caminho. Ter orgulho é normal, mas deixar que ele domine, podeter consequências negativas em sua vida. Elas não se incomodam com o sucesso alheio Um notório sinal de inteligência emocional e social éconseguir olhar para o sucesso alheio sem se incomodar, afinal, cada um tem suavida e batalha a ser travada.
Pessoas inteligentes aprendem com o sucessoalheio e sabem apreciá-lo, mas não deixam se abalar. Elas não interrompem Não saber ouvir é um grande problema entre as pessoas, porém,as que são socialmente inteligentes não interrompem, afinal, a troca deinformações e entendimento é fundamental nas relações sociais, ou seja, elasnão têm a necessidade de impor seu ponto de vista antes mesmo da pessoa falar.Não deixam de admitir erros Reconhecer um erro é algo visto em pessoas inteligentes,pois elas não hesitam em aprender com as falhas e para que isso ocorra énecessário olhar para o erro, assumir, refletir sobre e tentar tirar o melhorda situação. Não desistem A persistência é uma qualidade vista nas pessoasinteligentes, especialmente quando acreditam firmemente no que querem. A menosque essa seja a opção viável e necessária, elas não desistem de buscar eanalisar o melhor caminho para o que desejam.
Elas não se auto afirmam para os outros É interessante observar que as pessoas inteligentes nãopossuem a necessidade de falar para cada pessoa que são inteligentes, não ficamse auto afirmando ou tentando provar sua inteligência, muito pelo contrário,pois não há essa necessidade. Evitam usar a tecnologia de forma desequilibrada A tecnologia pode ser usada realmente ao favor das pessoas,mas o efeito contrário também existe. Não adianta só usar o tempo permanecendo nocelular, sem fazer algo produtivo em algum momento.
Pessoas inteligentes buscamaproveitar também o melhor que a tecnologia tem a oferecer. Não buscam resultados imediatos Ter consciência de que nem tudo está sob nosso controle éuma característica de pessoas inteligentes, pois sabem que os resultados, àsvezes, vêm com o tempo e podem de fato demorar, por isso que não estão semprebuscando resultados imediatos. Evitam perder o foco As pessoas inteligentes buscam combater a procrastinação,evitando perder o foco de seus objetivos e aproveitando melhor o tempo em prolde questões que são de fato produtivas para a sua vida.
Não se acomodam Pessoas inteligentes buscam sempre melhorar e avançar, porisso trabalham diariamente nessa capacidade, para se tornarem pessoas eprofissionais melhores. É importante trabalhar diferentes habilidades easpectos pessoais, para tornar-se uma versão melhor de si mesmo cada vez mais. Não deixam de valorizar o tempo Já ouviu a expressão “o tempo é ouro” ou”tempo é dinheiro”? São só dois exemplos da importância do tempo,afinal, ele não para e pessoas inteligentes tendem a valorizá-lo, procurando manteruma grande organização de suas prioridades para tornar seu tempo cada vez maisprodutivo. Não insistem no mesmo erro várias vezes É fato que todos cometem erros, mas é fundamental tentaraprender com eles e essa é uma das atitudes tomadas por pessoas inteligentes,pois ao pensar e buscar aprender com os erros, será possível não insistir nelesvárias e várias vezes. Não desvalorizam seu potencial Muitas vezes, por conta de palpites alheios ou falhas aotentar algo, parte das pessoas têm seu potencial abalado, porém, apreciá-lo enão desvalorizá-lo é uma atitude de pessoas inteligentes, que analisam bem aforça de cada esforço realizado.