Mediante ao atual cenáriorecessivo do país, vê se uma economia instável que reflete seus sintomas em umdos setores que mais disponibiliza vagas de emprego no Brasil, a construção civil.O desafio das organizações é produzir com baixo custo, rapidez,sustentabilidade e qualidade para que se consiga vender por um preço que supramas despesas e tragam lucros.
Com a crise as vendas diminuem e os custosaumentam. As empresas que não fecham diminuem seu quadro funcional paracontinuar atuando. O déficit habitacional também é uma realidade para osbrasileiros, com isso, as famílias são sujeitadas ao aluguel dificultando aindamais a situação financeira da população que sonha com a casa própria.Segundoo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2009), o PlanoNacional de Habitação (PLANHAB) estipula uma necessidade de produção na ordemde 28 milhões de unidades para atender à demanda futura e eliminar o atualdéficit habitacional até 2023, o que gera boa expectativa para o setor daconstrução civil.Embora a madeiraesteja entre os materiais de construção mais antigos e atuais em todo o mundo,a utilização desse material como elemento estrutural no Brasil ainda é cercadode muito desconhecimento e atrelado a ideias errôneas como a de que seconstruir com madeira implica no desmatamento de áreas verdes de preservação.O tema sustentabilidade temapresentado crescente interesse entre pesquisadores acadêmicos.
Goulart (2014) afirma que asustentabilidade é um processo de evolução das indústrias, sendo um caminho aser seguido, sem ser um processo estanque. Sua importância se deve principalmente à atençãodespertada face às mudanças climáticas causadas pela ação predatória do homemno meio ambiente causando uma emergência planetária. Finalmente se reconhece opreço de fatores como o meio ambiente, o impacto sobre as comunidades e alongevidade dos funcionários, o que pode significar uma visão mais ampla desustentar a lucratividade da empresa ao longo do tempo (GORE, 2006).Dentro deste contexto asempresas buscam maior eficiência em suas construções. E é nesse momento que seaplica os sistemas construtivos com maior produtividade, rapidez na execução,menor desperdício, melhor organização e melhores resultados. Tatum (1986)afirma que na construção, o aprimoramento de componentes e tecnologias surgeconstantemente.Segundo Molina e Calil Junior (2010), em países da América do Norte, Ásiae Europa, como Canadá, EUA, Japão e Alemanha, sistemas de casas em wood frame, são muito adotados. A melhorexplicação para a ampla utilização desse sistema em países onde a mão de obra éconsiderada muito cara é a otimização da gestão da produção com alto controlede qualidade.
A pré-fabricação do sistema em ambiente industrial permite quevárias atividades sejam executadas simultaneamente tendo como consequência aredução de prazos de entrega, redução de custos e ganho de produtividade queestá vinculado também à dinâmica da obra limpa e seca e a facilidade demanuseio dos elementos estruturais.De acordo comMolina e Calil Junior (2010) o wood frame para casas consiste num sistemaconstrutivo industrializado, durável, estruturado em perfis de madeirareflorestada tratada, formando painéis de pisos, paredes e telhado que sãocombinados e/ou revestidos com outros materiais, com a finalidade de aumentaros confortos térmico e acústico, além de proteger a edificação das intempériese também contra o fogo. Permite a construção de casas de até cinco pavimentos comtotal controle dos gastos já na fase de projeto devido à possibilidade deindustrialização do sistema. A madeira é utilizada, neste caso, principalmentecomo estrutura interna de paredes e pisos, proporcionando uma estrutura leve ede rápida execução.
Testes realizados em laboratórios apontam o bom desempenho do material emitens como durabilidade, resistência, conforto térmico e acústico. Observadasas questões de projeto, de tratamento adequado e de manutenção, são moradiasprevistas para 50 anos ou mais (FARIA, 2009).As tentativas de tornar o wood frame mais conhecido tem o objetivode quebrar as barreiras e mostrar que é possível um sistema alternativo ergueredificações sem desperdício, com qualidade e rapidez.